© AP Photo   Laurent Emmanuel()

Data de Nascimento: 4 de abril de 1965Localidade: Nova Iorque, USA

Altura: 1.74 m

Robert John Downey Jr, nasceu em Nova Iorque em 1965, filho do cineasta independente Robert Downey e da atriz Elsie Ford, ambos pouco conhecinhos. Este no entanto, ao contrário dos pais tornou-se um dos atores mais famosos de Hollywood. Com apenas cinco anos de idade, Downey estreou-se no cinema no filme "Pound", um filme realizado pelo seu pai, no qual interpretava um cão. Dois anos depois o ator voltou a repetir a experiência em mais um filme do seu pai, "Greaser's Palace". Aos 16 anos, depois de ter vivido em inúmeras cidades, Downey muda-se para Los Angeles, onde vivia na altura o seu pai, e envolve-se em várias peças de teatro, inclusive "Oklahoma", onde aprendeu sapateado. Mais tarde, com a ajuda de um agente que o pai lhe arranjara este ingressa em diversas produções cinematográficas, salientando-se o seu pequeno papel no filme "Firstborn, 1984", onde contracenou ao lado da atriz, ainda desconhecida, Sarah Jessica Parker. A partir daqui Downey e Parker criaram uma relação amorosa que terminou oito anos depois devido aos problemas do ator com álcool e drogas. No entanto o ator não perdeu tempo e pouco tempo depois casou-se com a modelo Deborah Falconer, com a qual teve um filho. Ainda assim o ator voltou a separar-se, mais uma vez devido ao seu problema com as drogas.

Em 1985 Robert Downey conquistou um lugar no programa de entretenimento de televisão "Saturday Night Live", onde permaneceu por um ano. Esta participação televisiva deu alguma notariedade ao ator, o qual foi notado pelo realizador James Toback que o contratou para um papel protagonista no filme "O Ás do Engate, 1987". No mesmo ano Downey ganha grande notariedade com o filme "Less than Zero", onde interpreta um jovem viciado em cocaína, papel este que foi bastante apreciado pela crítica. Depois desta participação, e após ter feito vários papéis em comédias, Downey consegue um importante papel em "Air America, 1990" ao lado de Mel Gibson. No ano de 1991, o ator conseguiu surpreendentemente o papel de Charlie Chaplin no filme biográfico "Chaplin". Conquistando toda a personalidade, mimica e física do comediante, Downey foi notado pela crítica e mereceu uma nomeação ao Óscar e Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator, tendo mesmo vencido o prémio da mesma categoria dado pela Academia Britânica. Em 1994 Robert tem uma brilhante prestação no filme "Assassinos Natos", o qual apesar de polémico, deixou na memória o seu talento como ator. No entanto entre 1996 e 2000 a vida do ator sofre grandes transformações devido ao seu grave problema com drogas e álcool, sendo arrastado para consecutivos processos judiciais, escândalos, perda de papéis importantes, entre outros que mancharam a sua imagem. Em 2000 o ator muda de vida e volta a ter grande sucesso com a sua participação na serie televisiva "Ally McBeal", onde interpretava um advogado. Este papel valeu-lhe um Globo de Ouro e um prémio SAG. No entanto o ator tem uma recaída e foi excluído da serie, permanecendo um ano em reabilitação.

Mais recentemente, no ano de 2008 o ator obteve o protagonismo no filme "Homem de Ferro", o qual teve grande sucesso e foi bastante aclamado pela crítica. Um ano depois o ator volta a ter um importante papel em "O Solista". No entanto o seu filme "Homem de Ferro" teve tanto sucesso que mereceu uma sequela em 2010. Atualmente este não é o único papel de sucesso de Robert Downey, tendo este interpretado um inspetor corajoso em "Sherlock Holmes", com o qual voltou a ganhar um Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator - Musical ou Comédia. Este filme é realizado por Guy Ritchie e produzido pela sua atual mulher, a produtora Susan Levi. Em 2012 o ator prepara-se para estrear em "Homem de Ferro 3", "Os Vingadores" e a sequela "Sherlock Holmes: Jogo de Sombras".

Siga-nos no Facebook