© AP Images   Andrew Medichini()

Data de nascimento: 28 de dezembro de 1979  

Localidade: Hudiksvall, Suécia

Altura: 1.63

Noomi Rapace, atriz sueca nascida a 28 de dezembro de 1979, filha do cantor espanhol Rogelio Durán e da atriz Nina Norén, cedo despertou para a paixão de atuar. Com apenas oito anos de idade, a viver na Islândia, Rapace participou no filme "Í skugga hrafnsins", experiência esta que deixou a atriz deslumbrada pela arte da representação. Na idade dos 15 anos Noomi Rapace deixou a sua casa e foi estudar para o Stockholm Theatre School.

No ano de 1994  a atriz conseguiu o papel de Lucinda Gonzales  na serie sueca "Tre kronor", papel este que lhe deu bastante prestígio. No entanto Rapace teve o seu primeiro grande êxito no cinema com o filme "Daisy Diamond, 2007", no qual interpretava uma mulher dividida entre as ambições profissionais e as exigências da sua filha. Esta interpretação chamou a atenção da crítica internacional. Pouco tempo depois, logo no ano de 2009 a atriz chamou a atenção do público mundial com a sua participação no filme sueco "Millenium 1 - Os Homens que Odeiam as Mulheres". Este papel valeu-lhe o aclamado prémio sueco Guldbagge, na categoria de Melhor Atriz. Noomi Rapace integrou o elenco, no mesmo ano, das sequelas "Millenium 2- A Rapariga que sonhava com uma lata de gasolina e um fósforo" e "Millenium 3- A Rainha no Palácio das Correntes de ar".

A atriz é casada com o sueco Ola Rapace ("Skyfall"), com o qual tem um filho. Mais recentemente Noomi fez a sua primeira estreia no cinema inglês com o filme "Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras", ao lado de Robert Downey Jr. e Jude Law e foi já contratada para o próximo filme de Ridley Scott, "Prometheus".

Siga-nos no Facebook