© Zoetrope Studios()

Enquanto criador e gestor de emoções, o Cinema aspira sempre a um certo realismo, que consiga originar uma ligação sentimental com o espectador. Com efeito, quanto mais chocante e dramática for a situação retratada, mais hipóteses tem o realizador de atingir a audiência.

Nesse sentido, o cinema de guerra assume-se como um género recorrente e muito bem-sucedido no grande ecrã. Recriar ambientes brutais e sanguinários não é tarefa fácil, mas quando a sua execução alia competência técnica a originalidade, torna-se uma garantia de êxito. Reproduzir momentos em que o mundo mudou e em que nações inteiras ficaram para sempre traumatizadas pode resultar em trabalhos épicos, que se consagram no interior de cada um de nós.

Um dos conflitos mais abordados na Sétima Arte é, incontornavelmente e por razões óbvias, a Segunda Grande Guerra, sendo seguida de perto por um avultado número de filmes relativos à Guerra do Vietname, que desencadearam grandes clássicos contemporâneos de Hollywood.

Focando então a nossa atenção em filmes que têm por base guerras ocorridas no séc. XX e inícios do séc. XXI, decidimos compilar algumas das obras que melhor transparecem estes cenários de conflito e violência – explícita ou implícita -, da forma mais autêntica e realista possível.

O MSN Cinema apresenta-lhe, por ordem cronológica, os 15 melhores filmes de guerra.

Siga-nos no Facebook

Este conteúdo foi produzido por alunos da cadeira de Comunicação Digital do curso de Comunicação Social da Universidade Católica Portuguesa, ao abrigo do protocolo entre a Universidade e o MSN Portugal. Este artigo foi produzido por: Carolina Cosme, Luís Pires e Ricardo Andrade