© Paramount Pictures()

Na sequência da galeria respeitante aos Melhores Filmes de Guerra, é agora chegado o momento de nos debruçarmos sobre outro género cinematográfico que tantos fãs tem vindo a conquistar ao longo da história da Sétima Arte: os filmes de gangsters.

Em bom rigor histórico, estes filmes são um subgénero dos filmes de crime, que por sua vez remontam já ao período mudo e que se baseiam primariamente na literatura policial. Contudo, os filmes de gangsters acabam por se inspirar não numa literatura de género, mas sim em notícias de jornais.

Destacaram-se então, numa primeira fase, no início dos anos 30 - ainda na ressaca do aparecimento do sonoro -, tendo a Lei Seca e a Grande Depressão influenciado fortemente o seu surgimento nos Estados Unidos da América. Foi nesta atmosfera negra e depressiva que se plantaram as sementes para o crescimento do crime organizado, realidade à qual o Cinema não deixou de ficar atento, retratando a sua atmosfera violenta com considerável detalhe.

Desde as ruas nocturnas, restaurantes, bares, automóveis, armazéns velhos e todo o tipo de armas (com especial destaque para as metralhadoras), à narração crua e genuína da ascensão e queda do gangster ou do chefe da Máfia e seus subordinados, os filmes de gangsters continuam, ainda hoje, a seduzir e fascinar qualquer amante de bom cinema, provando que o crime, no universo da Sétima Arte, compensa e de que maneira.

O MSN Cinema convida-o a descobrir, por ordem cronológica, alguns dos melhores filmes de gangsters de todos os tempos. Quais são os seus preferidos?

Siga-nos no Facebook

Este conteúdo foi produzido por alunos da cadeira de Comunicação Digital do curso de Comunicação Social da Universidade Católica Portuguesa, ao abrigo do protocolo entre a Universidade e o MSN Portugal. Este artigo foi produzido por: Carolina Cosme, Luís Pires e Ricardo Andrade