actualizado: 26/02/2012 | de Denise Rosell, Diogo Ávila e Tiago Caeiro Antunes em parceria com o Cinéfilos.tv
Glenn Close

Glenn Close



Glenn Close - 1 (© © AP Photo Matt Sayles)
seguinte
anterior
anterior
  • Glenn Close - 1 (© © AP Photo Matt Sayles)
  • Glenn Close - 2 (© © AP Photo Bill Haber)
  • Glenn Close - 3 (© © AP Photo Damian Dovarganes)
  • Glenn Close - 4 (© © Chrysalis Films)
  • Glenn Close - 5 (© © AP Photo Peter Kramer)
  • Glenn Close - 6 (© © Walt Disney)
  • Glenn Close - 7 (© © AP Photo Christophe Ena)
  • Glenn Close - 8 (© © AP Photo Matt Sayles)
seguinte
© AP Photo Matt Saylesmostrar galeria
anterior1 de 11seguinte
partilhar

Data de nascimento - 19 de Março de 1947

Localidade - Greenwich, Connecticut, EUA

Altura - 1,65m

Glenn Close nasceu em Greenwich, Connecticut. Fez inúmeras participações na Broadway porém, somente em 1982 recebeu o prémio pela interpretação como Jenny Fields no filme "O Estranho Mundo de Garp" em que contracena com Robin Williams. Para o seu primeiro papel no mundo do cinema, Close recebeu o prémio da Académia na categoria de Melhor Atriz Secundária. No ano seguinte, participou na comédia de sucesso "Os Amigos de Alex" pelo qual recebeu uma segunda nomeação aos Óscares, novamente para a categoria de Atriz Secundária, pelo seu papel como Sarah Cooper. No seu terceiro grande filme, Close interpretou Iris Gaines a ex-amante do jogador de basebol Roy Hobbs interpretado por Robert Redford, naquele que foi considerado um dos grandes filmes de desporto do ano, "Um Homem Fora de Série" em 1984. Pela terceira e última vez, Close foi nomeada para o Óscar de Melhor Atriz Secundária. Foi também nesse ano, que a atriz se estreou em televisão na serie de sucesso "Something About Amelia."                                                                       

Close participou em outros filmes como "The Stone Boy" em 1984 , "Maxie e a Outra" e "O Fio do Suspeito" ambos em 1985. No entanto, só em 1987 Glenn Close participaria no filme que faria da atriz uma das mais respeitadas no ramo do cinema, em "Atracção Fatal" interpretou a perigosa perseguidora Alex Forrest. No filme contracenou com Michael Douglas and Anne Archer. Para este papel recebeu a nomeação dos Globos de Ouro e dos Óscares para Melhor Atriz. Em 1988, Glenn Close particiou no filme vencedor "Ligações Perigosas" no qual interpretou o clássico papel de Marquise Isabelle de Merteuil, partilhando o ecrã com John Malkovich and Michelle Pfeiffer. Novamente, para este filme foi nomeada para os Prémios da Academia e para os BAFTA na categoria de Melhor Atriz, no entanto, apesar de ser a favorita, perdeu para Jodie Foster no filme "Os Acusados" do mesmo ano.

Close fez inúmeros filmes na década de 90 "Reveses da Forturna", "Tentação de Venús", "101 Dálmatas" entre outros. Mais recentemente, Close participou na série de sucesso "Damages" em 2007 pelo qual recebeu um Globo de Ouro e dois Emmys.

Close regressa ao grande ecrã com o drama "Albert Nobbs" (2011) de sua autoria. Neste filme a atriz interpreta uma mulher que viveu os seus últimos anos como um homem, até o seu segredo ser revelado. Para este papel recebeu inúmeras nomeações, incluindo o prémio da Academia e o Globo de Ouro para Melhor Actriz.

Segue-nos no Facebook /

Twitter

Este conteúdo foi produzido por alunos da cadeira de Comunicação Digital do curso de Comunicação Social da Universidade Católica Portuguesa, ao abrigo do protocolo entre a Universidade e o MSN Portugal.

trailers & vídeos

0Comentários

filmes da semana