actualizado: 26/02/2012 | de Denisse Rosell, Diogo Ávila e Tiago Caeiro Antunes em parceria com o Cinéfilos.tv
Rooney Mara

Rooney Mara



Rooney Mara - 1 (© © AP Photo Matt Sayles)
seguinte
anterior
anterior
  • Rooney Mara - 1 (© © AP Photo Matt Sayles)
  • Rooney Mara - 2 (© © AP Photo Matt Sayles)
  • Rooney Mara - 3 (© © AP Photo Gero Breloer)
  • Rooney Mara - 4 (© © New Line Cinema)
  • Rooney Mara - 5 (© © AP Photo Chris Pizzello)
  • Rooney Mara - 6 (© © AP Photo Gero Breloer)
  • Rooney Mara - 7 (© © AP Photo Riccardo De Luca)
  • Rooney Mara - 8 (© © Columbia Pictures)
seguinte
© AP Photo Matt Saylesmostrar galeria
anterior1 de 11seguinte
partilhar

Data de nascimento - 17 de Abril de 1985

Localidade - Bedford, New York, USA

Nome de batismo - Patricia Rooney Mara

Altura - 1,60 m

Rooney Mara, a jovem atriz nomeada para Óscar da Academiana categoria de Melhor Atriz pelo seu papel como Lisbeth Salander, na versão americana de "Millenium I - Os Homens Que Odeiam as Mulheres" nasceu no ano de 1985 em Bedford em Nova Iorque. Com o nome de batismo Patricia Rooney é uma dos quatro filhos do executivo da equipa New York Giants, Timothy Christopher Mara e de Kathleen McNulty. Após acabar o ano no Liceu de Bedford's Fox Lane, escolheu a Traveling School, o que fez com que se mudasse para a América do Sul para estudar. Passou um ano na Universidade de George Washington antes de pedir transferência para Universidade de Nova Iorque ondeestudou politicas sociais internacionais e psicologia. Acabou os estudos na NYU em 2010. Os seus estudos focavam-se em organizações não governamentais, uma vez que a sua familia tem a tradição de envolvimento em causas filantropicas.

Rooney já tinha pensado em seguir representação, depois de ver alguns filmes antigos e assistir a peças musicais, no entanto tinha receio de não ter jeito e falhar redondamente. Como reflexo das suas inseguranças, durante todo o seu percurso académico, Rooney apenas apareceu em uma peça no liceu.

Somente na Universidade de Nova Iorque sentiu a picada do bichinho da representação, quando apareceu em filmes feitos pelos estudantes. Inspirada pela sua irmã mais velha, a atriz Kate Mara, começou então a perseguir a arte, participando em audições para vários filmes aos dezanove anos. Apareceu no filme de terror "Bloody Mary" em 2005, juntamente com a irmã mais velha, Kate, usando o nome "Patricia Mara". Logo mudou para "Tricia Mara", e com este nome apareceu em vários programas de televisão e conseguiu o seu primeiro papel principal no filme "Tanner Hall" em 2007.

Originalmente fez a audição para o papel de Lucasta, mas a realizadora Tatiana von Furstenber, ficou tão impressionada com o talento da jovem atriz, que escolheu-a para a personagem principal Fernanda. Furstenberg ficou deliciada com a subtileza da sua perfomance. A sua participação no filme valeu-lhe o titulo de "Rising Star" no Hamptons Film Festial e um "Stargazer Award" no Gen Art Film Festival em 2010.

Continuando a chamar-se de Tricia Mara, foi durante o making of de "Tanner Hall" que a atriz considerou mudar o seu nome profissional para Rooney Mara.

Porém, somente em 2010, Rooney conseguiu a sua grande oportunidade no remake do filme "Pesadelo em Elm Street" em 2010. No mesmo ano, foi aclamada pelos criticos no seu pequeno, mas notável papel de Erica, a estudante que deixa o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg no filme "A Rede Social". O filme de 40 milhões foi um grande sucesso, conseguindo 225 milhões mundialmente e colecionando vários prémios, incluindo a nomeação para o Óscar de Melhor Filme.

"A Rede Social" foi a sua primeira grande colaboração com o realizador David Fincher, que consequentemente, a escolheu para o primeiro filme de "Millennium 1 - Os Homens Que Odeiam as Mulheres". O lendário realizador Terrence Malick escolheu-a para o papel principal no filme "Lawless" que chegará aos cinemas em 2013, marcando o que parece ser uma longa e promissora carreira nos grandes filmes de Hollywood.

Seguindo o espirito filantropico da sua familia, Rooney criou Faces of Kibera, uma associação de caridade que providencia comida, medicamentos e cuidados aos orfãos no Nairobi.

Segue-nos no Facebook / Twitter

Este conteúdo foi produzido por alunos da cadeira de Comunicação Digital do curso de Comunicação Social da Universidade Católica Portuguesa, ao abrigo do protocolo entre a Universidade e o MSN Portugal.

trailers & vídeos

0Comentários

filmes da semana

Estreias: Um sucesso do país vizinho - 1(©© Lazonafilms)
Estreias: Um sucesso do país vizinho