© Universal Pictures

© Universal Pictures

4,5 estrelas

O realizador Justin Lin, autor dos dois últimos episódios da dupla Brian e Dominic, resolveu arriscar e produzir um quinto filme de acção, com 130 minutos a alta velocidade nas ruas do Rio de Janeiro.

O elenco não poderia ter sido melhor escolhido. Para além dos óbvios Vin Diesel, Paul Walker e Jordana Brewster, "Velocidade Furiosa 5" conta também com a presença de Dwayne Johnson, Tyrese Gibson, Matt Schulze, Dwayne Johnson,  Sung Kang e o português Joaquim de Almeida, o vilão da história.

Depois de terem liberdado Dom da prisão, Brian, Mia e Dom refugiaram-se no Brasil para fugir às autoridades. Instalados no Rio de Janeiro, terão de realizar um último trabalho para conquistar a sua liberdade. É assim que reúnem o grupo de amigos, cada um com as suas qualidades singulares, mas todos condutores de topo. Juntos vão enfrentar o homem mais poderoso da cidade, um empresário corrupto que os quer matar a todos. Porém, ele não é o único que os persegue. O agente federal Luke Hobbs chegou à cidade para os capturar mas acaba por se aperceber que, afinal, poderão não ser eles os maus da história.

Justin Lin superou-se e superou as expectativas. Com uma qualidade visivelmente superior a todos os seus antecessores, "Velocidade Furiosa 5" é um filme cativante do início ao fim. A velocidade alucinante, a acção constante e até as várias piadas que vão surgindo dão todo o sentido à narrativa. Também os vários detalhes que fazem a diferença no desenrolar dos acontecimentos são requintados e inesperados: mesmo sabendo que iam acontecer, ficamos sempre perplexos quando são revelados.

De destacar, para além da realização brilhante, a melhoria das capacidades técnicas dos actores, sobretudo de Vin Diesel. Finalmente Diesel ganha a capacidade de exprimir novas emoções para além da raiva. Podemos agora ver o seu lado mais humano, divertido e sensível, o que ajuda a prender o espectador.

A banda sonora deve também ser mencionada porque, tal como nos antecessores, esteve muito bem enquadrada nas cenas.

E, quando se fala em "Velocidade Furiosa", não se pode não falar do mais importante: os carros! Como era de esperar, os carros são verdadeiras bombas, pena é saber que cerca de 200 dos 300 veículos utilizados durante o filme foram direitinhos para a sucata.

"Velocidade 5" termina da melhor forma possível ao deixar em aberto um sexto filme de mais uma aventura, garantindo que quem assistiu a este eleva as espectativas para o próximo.

Aventura, acção, romance, tiros, carros bombásticos, mulheres bonitas e, claro, muita velocidade são os ingredientes-chave deste novo filme que, aliado a um argumento muito bem conseguido e a um elenco melhorado, fazem toda a diferença e tornam-no inesquecível.

Siga-nos no Facebook