© AP Photo Matthew S. Gunby()

Durante as diversas fases de acesso ao ensino superior, milhares de jovens abandonam a “asa” da família, daqueles que lhes conhecem as “manhas”, que os viram crescer e que os fazem sentir realmente em casa. Sentem na pele a saudade e a distância, alguns pela primeira vez, ao chegar de armas e bagagens a uma nova cidade; onde as ruas parecem à primeira vista autênticos labirintos.

Há os que vieram estudar para uma nova cidade por opção, de forma a conhecerem “novos mundos” e os que não tinham alternativa, pois o curso que desejam frequentar só se encontra noutra cidade. Alguns mais entusiastas e extrovertidos, outros mais tímidos ou inseguros, mas todos se veem perante uma nova realidade que estão dispostos a enfrentar pelo seu sonho.

A integração neste “novo mundo” vai depender de vários fatores: da personalidade de cada um, da cidade que vão passar a habitar e do apoio dos familiares ou amigos. “Cada caso é um caso” e é importante que o estudante tenha o seu próprio ritmo de adaptação e se respeite a si mesmo.

Continua a ler para descobrires as novidades que a vinda para uma nova cidade traz consigo.

Se gostaste deste artigo descobre...

- as melhores atividades extra-curriculares para fazeres novas amizades

a melhor forma de gerires o teu dinheiro

- como arrasares com uma receita de Natal simplíssima

_______________________

Este conteúdo foi produzido por alunos da cadeira de Comunicação Digital do curso de Comunicação Social da Universidade Católica Portuguesa, ao abrigo do protocolo entre a Universidade e o MSN Portugal.