© AP Photo   Valery Hache, Pool()

Cedo na vida e enquanto somamos anos e sabedoria na escola, vamos percebendo quais as áreas que nos despertam maior interesse. Desde pequenos, os familiares tendem a adivinhar qual a profissão que vamos seguir. Se canta muito é porque vai ser cantor; se tem uma bata e descose os brinquedos todos, só pode ser médico; se faz mil penteados às bonecas, vai ser uma ótima cabeleireira. Mas a verdade é que só após iniciarmos a nossa vida escolar, é que vamos percebendo as disciplinas em que temos maior facilidade, aquelas que nos agradam mais, o que queremos e o que não queremos ser.

Uns vão-se afirmando como sendo mais desportivos, outros mais teóricos ou artísticos. Se já jovem, enquanto a colega do lado queria ser veterinária ou cientista ou médico, só pensavas estar em cima de um palco e ao longo dos anos nunca deixaste de te fascinar com as artes, então pertences, definitivamente, ao mundo artístico. És mais prático, queres fazer em vez de ler e muitas vezes deixas de lado as instruções para experimentar.

Atualmente, o mundo artístico e criativo são cada vez mais valorizados e apelativos para os jovens, mas sendo um universo competitivo, não existe lugar para todos. É necessário que te destaques, que marques o teu lugar. Como tal, a formação não é dispensável.

Foi por essa razão que fomos à procura das melhores escolas para cada área das artes, de forma a que te tornes num verdadeiro artista. Continua a ler para descobrires onde podes começar a seguir os teus sonhos.

Sabe mais sobre as escolas mencionadas:

Música

- Escola de Música do Conservatório Nacional- Escola Superior de Música de Lisboa- Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo no PortoDança- Escola de Dança do Conservatório NacionalEscola Superior de Dança em Lisboa

Teatro-Escola Profissional de Teatro de Cascais- Escola Superior Artística do Porto- Escola Superior de Teatro e Cinema- Conservatório Escola das Artes no Funchal

Técnicas circenses- Chapitô

_________________________

Este conteúdo foi produzido por alunos da cadeira de Comunicação Digital do curso de Comunicação Social da Universidade Católica Portuguesa, ao abrigo do protocolo entre a Universidade e o MSN Portugal.