© Mariana Walter Marques

© Mariana Walter Marques

Situada a Sul de Itália, Florença é atravessada pelo Rio Arno. Com ruas repletas de arte, esta cidade mantém a atmosfera medieval de há muitos séculos atrás. Aproveite as nossas sugestões e venha conhecer este autêntico museu ao ar livre.

Comece o dia na Praça da Catedral,onde se encontra o Duomo ou Catedral de Santa Maria das Flores, a principal construção da cidade. Revestida a mármore verde, rosa e branco, esta igreja é a quarta maior do mundo. Suba à sua célebre cúpula e surpreenda-se com a vista panorâmica sobre toda a cidade.

Mesmo ao lado fica a torre da catedral,conhecida como Campanário de Giotto. Projetada por este pintor e arquiteto do período renascentista, este é um monumento de imponência inconfundível.

© Pedro Raposo

Dirija-se, de seguida, à Piazza della Signoria. Centro histórico e político de Florença, esta praça foi palco dos acontecimentos mais significativos da história da cidade. É aqui que se encontra o imponente Palácio Vecchio, onde, em tempos, viveu a família Medici. Nos dias de hoje, este edifício abriga a Câmara Municipal de Florença.

Também imperdível é a Igreja de Santa Croce, onde se encontram sepultadas personalidades imortais das artes, como Miguel Ângelo. Esta igreja em estilo gótico é um deslumbre para a vista - tome especial atenção aos belíssimos vitrais no seu interior.

Ao lado da igreja encontra-se a Galeria degli Uffizi, paragem obrigatória para os apaixonados da arte. O mais importante museu de Florença reúne obras que vão desde o século XIII ao século XVIII. Aqui terá a oportunidade de contemplar, de perto, as maravilhosas telas de Sandro Boticelli.

Para almoçar, sugerimos o Cantinetta Antinori, situado no centro da cidade. Além de pratos tradicionais da cozinha italiana, este restaurante tem à sua disposição diversos vinhos de grande qualidade.

À tarde, comece por visitar a Galleria dell’Accademia. A afamada e grandiosa escultura David, de Miguel Ângelo é o grande atrativo deste museu, que surpreende todos os que o visitam.

De seguida, dirija-se até ao Mercado Novo, uma estrutura de belas colunas coríntias do século XVI onde se vende de tudo. Repare na famosa estátua em bronze de um javali que, segundo a tradição, deverá ser acariciado por todos aqueles que desejem regressar a Florença.

Caminhe até à Ponte Vecchio, a mais antiga de Florença. Conhecida pelas pequenas ourivesarias que a percorrem de uma extremidade à outra, oferece-lhe a possibilidade de desfrutar de uma paisagem ímpar sobre o Rio Arno. Atravesse a ponte mais romântica da cidade e dirija-se até ao Palácio Pitti, antiga residência da família Medici. Aqui encontra-se a Galeria Palatina, uma das mais importantes pinacotecas italianas. No segundo andar do Palácio, encontra-se a Galeria de Arte Moderna, onde poderá contemplar obras de artistas famosos como Dali ou Picasso.

© Pedro Raposo

Para um final de tarde inesquecível, vá até aos encantadores Jardins de Boboli. Situados junto ao palácio, são o local ideal para ver o cair do dia. Nestes jardins, admire o Isoloto, uma ilha artificial de cujas águas surgem cavaleiros em estátua, e conheça também a Fontana dell’Oceano. Perca-se neste mundo mágico, que tira o fôlego a qualquer um.

Ao jantar, opte pelo restaurante Trattoria Ponte Vecchio que, tal como o nome indica, se encontra a dois passos da principal ponte da cidade. Saboreie as inigualáveis iguarias da cozinha italiana num ambiente tradicional e acolhedor.

Se pretende passar uma noite na cidade, o hotel Althea Rooms Florence recebê-lo-á da melhor maneira. Situado próximo do Palazzo Pitti, é conhecido pelos serviços de alta qualidade a preços bastante acessíveis.

Sem dúvida, o local ideal para descansar depois de um dia perfeito.

Artigos relacionados: Luxo sobre Florença e Florença - A Europa de comboio

Verifique o tempo antes de viajar com o MSN Meteorologia

_________________________

Este conteúdo foi produzido por alunos da cadeira de Comunicação Digital do curso de Comunicação Social da Universidade Católica Portuguesa, ao abrigo do protocolo entre a Universidade e o MSN Portugal.