© Câmara Municipal de Castelo Branco

© Câmara Municipal de Castelo Branco

Situada na região centro de Portugal, Castelo Brancofaz fronteira com o distrito de Coimbra. Repleta de encantos, esta pequena cidade está à espera de ser desvendada. Faça-se à estrada e venha conhecer Castelo Branco.

Comece o dia bem cedo com uma passagem pela Piscina-Praiada cidade, onde a entrada custa cerca de três euros. Desfrute do sol quente e da frescura da manhã e divirta-se a mergulhar neste local que é um oásis em Castelo Branco, já que se assemelha a uma praia em maré-baixa, onde surgem as rochas que a água ainda não cobriu.

De seguida, caminhe cerca de dez minutos até à Alameda da Liberdade, no centro da cidade. Nesta praça encontra-se o Palácio dos Viscondes de Oleiros, atual sede do Município. Contemple a sua fachada em estilo italiano, da qual sobressai o balcão, bem típico em terras beirãs.

© Câmara Municipal de Castelo Branco

Continue o seu passeio até ao Mercado Municipal, cujos odores inconfundíveis dos queijos e enchidos da Beira Baixa não passarão despercebidos. Avance em direção ao Palácio dos Viscondes de Portalegre, hoje sede do Governo Civil. Aprecie a fachada deste edifício oitocentista que apresenta aspetos da arte barroca.

Dirija-se, depois, até à rua Sidónio Pais, no final da qual se encontra a filial do Banco de Portugal. Construída no século XIX, deslumbra pelas tendências híbridas que apresenta no desenho das suas varandas e frontões.

Ao final da manhã, visite a Igreja de São Miguel- Sé Catedral de Castelo Branco - a mais pobre do país. Confirma-o a escassez de decoração e rudeza da pedra desornamentada que a caracterizam e tornam impressionante. A entrada é gratuita.

Almoce no restaurante O Ferreiro. A dois passos da Sé, é um espaço moderno onde a simpatia não se esgota. Saboreie as melhores especialidades da casa por cerca de quinze euros.

Comece o passeio da tarde no Jardim do Paço Episcopal, onde a entrada custa dois euros. Ex-líbris da cidade, é um local onde tudo está em harmonia. Os vários lagos conquistam com os seus elaborados desenhos, bem como os canteiros ou as escadarias por cujos corrimões descem as estátuas dos Reis de Portugal.

Ao lado do jardim ergue-se o Paço Episcopal que, no século XVIII, serviu de residência aos bispos de Castelo Branco. No seu interior poderá visitar o Museu de Francisco Tavares Proença Júnior, por apenas dois euros. Do percurso da visita faz parte a oficina-escola de bordados regionais, que proporciona muita diversão. 

Junto ao Paço encontra-se o Convento da Graça, onde a entrada é gratuita. Construído no século XVI, apenas conserva da sua origem a porta de entrada, ornamentada em estilo Manuelino. É composto por uma igreja e alberga o Museu de Arte Sacra, que poderá visitar por apenas dois euros.

© Câmara Municipal de Castelo Branco

Siga agora caminho até à rua do Relógio, que o irá levar até ao centro medieval da cidade: Praça Velha. Aqui encontra-se a Domus Municipalis, edifício do século XVI em cuja fachada ostenta uma esfera armilar e as armas de D. Manuel.

Próxima da Praça, a Casa do Arco do Bispomerece também ser contemplada. Admire o que resta deste edifício seiscentista e a sua torre retangular, que se supõe corresponder ao antigo Palácio do Bispo.

O seu passeio não podia terminar sem uma passagem pelo Castelo dos Templários, um dos marcos da cidade. Desfrute da paisagem inesquecível que este Castelo em ruínas proporciona, do qual apenas resta um pano de muralha e uma pequena torre do sistema defensivo, que fazem ligação à torre de menagem do antigo Palácio dos Comendadores.

Opte por jantar no restaurante A Muralha, situado na rua de Santa Maria, no centro da cidade. Especializado em pratos da cozinha tradicional portuguesa, poderá provar várias delícias por preços muito acessíveis.

Se pretende passar uma noite na cidade, aconselhamos o hotel Rainha D. Amélia, no centro histórico da cidade. Aqui, o conforto está em harmonia com a qualidade dos serviços prestados, a preços irresistíveis: um quarto duplo ronda os cinquenta euros, com pequeno-almoço incluído.

Artigos Relacionados:Guimarães Low Cost,Évora Low Cost e Porto Low Cost.

Verifique o tempo antes de viajar com o MSN Meteorologia.

_________________________

Este conteúdo foi produzido por alunos da cadeira de Comunicação Digital do curso de Comunicação Social da Universidade Católica Portuguesa, ao abrigo do protocolo entre a Universidade e o MSN Portugal.